AMOR PRÓPRIO: O Poder da Maquilhagem #9

Olá Margheritas!
Hoje falamos de amor-próprio e do poder da maquilhagem.


Esta publicação surgiu de uma conversa que tive com a Mariana do M's Journal que havia partilhado nos stories a sua imagem de cara lavada, o que não acontecia há muito. E que bonita que estava. 
Hoje questiono-te: qual é o papel da maquilhagem na tua vida?
Eu começo. Gosto de me maquilhar, mas gosto de algo simples. O que mais valorizo é a pele e, por isso, não dispenso de base e corretor. Tendo pele mista a oleosa uso sempre pó compacto para ficar tudo no sítio. Termino com máscara de pestanas. E está. Simples não é? Talvez até de mais, mas isto chega-me. Faz-me sentir bonita, arranjada, cuidada, com mais auto-estima. Aumenta o meu astral, de forma resumida. 

Mas aqui a questão é: será mesmo necessário usar maquilhagem?
A maquilhagem tem um significado diferente para cada um de nós. Para alguns pode ser uma obrigação, para outros uma terapia. Para mim é um momento de self-care para dar o melhor de mim aos outros, ao mundo. Sinto-me melhor comigo mesma. Mais confiante. No entanto, também faço questão de me olhar ao espelho sem qualquer produto na cara e gostar de mim. Com borbulhas. Com manchas. Com vermelhidão. Não tenho a pele perfeita, mas tenho a pele única, graças às minhas imperfeições.
Se foi sempre assim, tão simples? Claro que não! Para onde quer que fosse metia sempre maquilhagem para me sentir melhor comigo mesma e mais bonita. Sentia que só assim é que conseguia gostar de mim. E isto é tão errado!
Felizmente, percebi que não é a maquilhagem que faz de mim uma pessoa mais bonita ou com mais amo-próprio. Não deve ser algo que seja necessário para gostarmos de nós mesmas(os). É apenas um extra.
Cada um de nós é bonito à sua maneira. Não dependam de nada nem de ninguém para serem felizes na vossa pele, no vosso corpo. O que vos torna bonitas(os) é a vossa essência, a vossa alma. Invistam na vossa beleza interior. Olhem-se ao espelho e digam coisas em voz alta que gostam em vocês. Valorizem tudo de bom que o vosso corpo vos dá. E lembrem-se, que a beleza exterior surge através da beleza interior.
Ama-te hoje e sempre. Sê feliz!
Um beijinho Margheritas!


21 comentários

  1. Não acredito que seja necessário, se tiver de sair sem maquilhagem saio. Mas dá realmente um up a toda a nossa confiança, a meu ver!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. A maquilhagem faz-nos sentir melhor mas não nos torna mais bonitas! Temos que aprender que amor próprio vale mais que qualquer tipo de maquilhagem!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  3. Eu uso todos os dias porque me faz sentir melhor.
    Para mim isso não é sinónimo de falta de auto-estima, apenas é sinal que gosto de mim e de me cuidar :)

    ResponderEliminar
  4. um gosto de usar sempre um pouco de corretor de olheiras, base e rímel, de resto não sou muito fã. Gosto de coisas simples, mas nem uso todos os dias.

    ResponderEliminar
  5. Acredito que é tudo uma questão de autoestima. E, a partir do momento, em que a pessoa sente que pode aumentá-la, então, acho que faz todo o sentido usar. Pessoalmente, nunca foi uma área que me entusiasmasse por aí além (e só uso batom, lápis e máscara de pestanas), mas quando fazemos as coisas por nós, o resultado só pode ser saudável

    r: Muito, muito obrigada, minha querida *-*
    Concordo contigo, é sempre uma forma de preservarmos um pouco do que fomos/somos

    ResponderEliminar
  6. Maquilhagem só uso em ocasiões especiais ou quando quero complementar um look, mas é raro.
    Prefiro andar sem nada, só com um batom simples. :)
    Beijinhos
    Helena Nunes

    https://theincompletediary.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Vale imenso a pena :)

    eu acho que a maquilhagem serve, essencialmente, para intensificar a beleza natural, para dar mais auto-confiança. óbvio que as opiniões se vão dividir nesse sentido!

    NEW GET THE LOOK POST | READY… SET… COLD DAYS ARRIVED.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Cada um deve andar como se sente bem!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Sinto-me bem e confiante sem maquilhagem!!! Maioria dos dias só uso mesmo máscara de pestanas.
    Aqui o truque é conseguirmos ser confiantes com ou sem maquilhagem!!!

    xx Cloud ♥
    BLOG || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  10. Somos sempre bonitas com ou sem maquilhagem!!

    ResponderEliminar
  11. É tão verdade o que mencionaste, acho que a maquilhagem deve ser usada para nos dar ainda mais um boost de confiança, contudo a confiança é sem dúvida algo que vem de dentro para fora e não o contrário (:
    Deve ser usada se assim o pretender-mos para elevar a nossa auto-confiança e não como uma forma de nos sentir-mos mal nos dias em que não a estamos a usar.

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Concordo, raramente uso maquilhagem e sinto me bem assim :)

    ResponderEliminar
  13. Olá! Antes de mais um muito obrigado pela visita ao Bluestrass.
    A maquilhagem para mim é importante, raramente saio sem ela. Sinto-me mais composta.
    Corrector, base sombra um pouquinho de blush e pó compacto.
    Também tenho vezes que saio sem maquilhagem, mas prefiro mais com.
    Nada de muito dramatico, apenas para esconder algumas imperfeições e realçar nos olhos...

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Pra mim também é algo mais básico: base, rímel e batom. Pra mim são os três essenciais. Sinto-me mais arrumada e não está nada chamativo.

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Olá Ana Rita
    Eu percebo o que queres dizer, mas acredita quando se tem 47 anos essa história de se gostar de ver sem nada já não é bem assim, eu sem nada pareço uma gata pelada sem gracinha nenhuma a melhor aliada que tenho é a maquilhagem. A Judite de Sousa quando foi hospitalizada estava sem make up e nenhum dos bombeiros a reconheceu, ah pois é!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  16. A meu ver a maquilhagem foi algo que ficou na moda, algumas dá um salto na auto-estima,a outras acho que não. Mas eu adoro usar, mas não sinto a necessidade de me maquilhar todos os dias.
    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  17. Apesar de usar pouca maquilhagem, quando uso faço sempre algo muito simples! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida que a maquilhagem dá sempre um up à nossa beleza natural mas acho que o mais simples é o mais bonito! Maquilhagens simples são muito o meu forte e acho que dá aquela auto-estima que às vezes nos dias menos bons não temos eheh! Eu diariamente vivo bem sem maquilhagem nenhuma mas admito que se colocar um rímel e base sinto-me muito mais confiante, sem dúvida! Um beijinho grande <3

    BLOG: miudadasflores.blogspot.com
    INSTAGRAM: www.instagram.com/anaritalegria

    ResponderEliminar
  19. Não poderia concordar mais! Eu também sou de usar uma make bem simples e ando na maior parte dos dias sem nada, costumo usar à noite para sair ou em eventos mais especiais. O mais importante seremos sempre nós e a forma como nos sentimos, amando-nos com ou sem. É bom mimarmo-nos, mas isso é só mesmo um extra comparado a tudo o resto :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Não uso sempre, caso esteja de folga, mas prefiro claramente com maquilhagem.

    ResponderEliminar