Introdução aos Chakras || Espiritualidade #1

by - agosto 29, 2018

Olá Margheritas! 
Recentemente questionei nos stories do instagram quais os temas que queriam ler no blog e foram várias as pessoas que pediram para falar de espiritualidade. A verdade é que o mundo espiritual é enorme e assim sendo vou abordar vários temas ao longo do tempo, quase como se fosse como uma rubrica. Hoje vamos falar de Chakras!
Importante salientar que não somos todos iguais e cada um de nós tem uma opinião sobre assuntos deste género. Desde já peço o maior respeito e bondade! 

O que são os Chakras?
Os Chakras são centros de energia conectados com o nosso corpo, que se encontram ao longo da nossa coluna vertebral, desde a base até ao topo da cabeça, a coroa. Todos os Chakras têm uma energia invisível, chamada Prana, que é a força vital que nos mantém vivos, saudáveis e energéticos.
São 7 os principais Chakras e hoje vou falar um pouco sobre cada um!

Imagem retirada do site https://chopra.com/


  • Chakra da Raiz - Muladhara
Chakra da estabilidade, da segurança e das nossas necessidades básicas. Tem uma enorme ligação com a Terra, sendo o Chakra que nos enraíza. Encontra-se na base da coluna vertebral, estando também ligado à bexiga e ao cólon. 
Pode estar em desequilíbrio por falta, por exemplo, as pessoas que estão constantemente a viajar, a mudar de casa e não se encontram na sua zona de conforto, ou por excesso, como por exemplo, sermos demasiado materialistas, atribuir demasiado valor a um objeto.

  • Chakra do Sacro/Sexual - Svadhistana
Chakra da criatividade e da sexualidade. Encontra-se na zona coluna lombar e abaixo do umbigo, englobando também os orgãos genitais. O Svadhistana está relacionado com emoções, sentimentos, relações, fantasias, sexualidade e criatividade, sendo assim, o centro das nossas emoções e sensações.
Encontra-se em falta quando as pessoas têm dificuldade em engravidar, encontram-se depressivas, têm bloqueios criativos e não têm qualquer desejo sexual. Apresenta-se em excesso quando as pessoas têm demasiado desejo sexual, apresentando alguma dependência, são extremamente criativas e apresentam distúrbios emocionais. 

  • Chakra do Plexo Solar - Manipura
Chakra da autoexpressão, relacionado com a nossa força e as nossas capacidades. Está associado com o acreditar em nós mesmos, nas nossas habilidades e saber que somos capazes de atingir os nossos objetivos. Localiza-se entre o umbigo e o esterno e rege-se pela auto-estima de cada um de nós e com o nosso guerreiro interior. Controla o metabolismo e a digestão.
Encontra-se em falta quando as pessoas têm problemas de auto-estima, não se sentem capazes nem confiam nas suas capacidades e quando têm problemas de digestão. Apresenta-se em excesso quando as pessoas têm demasiada auto-estima, isto é, acham-se melhores que todos e que só eles sabem.

  • Chakra do Coração - Anahata
Chakra do amor, encontra-se no meio dos 7 Chakras, criando uma ligação entre os Chakras da matéria (3 Chakras inferiores) e os Chakras espirituais (3 Chakras superiores). O Chakra Anahata também é espiritual, mas serve como uma ponte entre o nosso corpo, mente, emoções e espírito. Este Chakra é a nossa fonte de amor e conexão. 
Encontra-se em falta quando nos sentimos extremamente sozinhos, temos dificuldade em fazer amigos e não nos conseguimos abrir perante outras pessoas. Apresenta-se em excesso quando somos extremamente ciumentos, precisamos do máximo de atenção e nunca estamos satisfeitos com nada!

  • Chakra da Garganta - Vishuddha 
Chakra da comunicação, localiza-se na garganta e engloba estruturas como a tiróide, boca, língua, entre outras. É a nossa fonte de expressão verbal e capacidade de falar a nossa maior verdade. 
Encontra-se em falta quando existe o medo de falar, de dizer a nossa verdade, perante os outros. Apresenta-se em excesso quando não sabemos ouvir os outros, não nos interessamos e apenas queremos saber do que se refere a nós mesmos!

  • Chakra do Terceiro Olho - Ajna
Chakra do Terceiro Olho relacionado com a nossa intuição. Localiza-se na parte frontal da cabeça, entre as sobrancelhas, e é o centro da intuição e do sexto sentido. A função do Chakra Ajna é impulsionada pelo princípio de abertura e de imaginação. Todos nós temos o nosso sexto sentido, a intuição. Encontra-se em falta quando uma pessoa é demasiado influenciada por outras, não confia na sua intuição, tem problemas de visão ou de memória. A energia do Chakra do terceiro olho está em excesso quando a pessoa tem muitos pesadelos, sofre muitas dores de cabeça, vive como que numa fantasia, podendo ter alucinações. 

  • Chakra da Coroa - Sahaswara
Chakra da conexão com o divino, representado por uma flor de lótus e localizado no topo da cabeça. É o Chakra da iluminação e conexão espiritual com os superiores, isto é, o divino. É saber que não estamos sozinhos. A função do Chakra Sahaswara é impulsionada pelo consciência e pelo contacto com o universal. Está em falta nas pessoas céticas, que não acreditam em nada e não estão abertas à espiritualidade. Apresenta-se em excesso nas pessoas que se sentem maiores que o divino e que estão viciadas em temas espirituais.


Já tinham ouvido falar de Chakras ou conheciam os 7 principais? É um tema que me interessa imenso, dando-me um gozo enorme ler sobre tal! Quero muito aprender mais, no sentido de me ajudar e também ajudar os outros. É necessário um equilíbrio e alinhamento de toda a nossa energia para um corpo e uma mente feliz!
Espero que tenham gostado deste post e que vos tenha despertado o bichinho para este mundo lindo e mágico!





You May Also Like

11 comentários

  1. Já tinha ouvido falar mas confesso que não sabia quase nada e aprendi alguma coisa com o que escreveste! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar sim, mas não sabia nem metade das coisas que nos contaste :o Que post interessante, babe!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post , bastante interessante :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu por acaso sou terapeuta de Reiki e adorei o teu post! Super bem explicado :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  5. Também quero muito aprender mais sobre o tema e achei o teu post muito completo (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Não é uma temática que aprofunde, mas acho extremamente interessante! Já aprendi algo hoje e tenho a certeza que aprenderei muito mais com as tuas publicações :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. já sabia algumas coisas mas isto é tãooooo interessanteeee!!!! podes continuar, eu apoio ahah

    ResponderEliminar
  8. Um tema que acho super interessante *-*
    Adorei, ficou bem explicado.

    www.camilalacerda.com

    ResponderEliminar
  9. r: Muito obrigada, minha linda *-*

    Dá, não dá? Sobretudo, quando temos alguma ligação com as pessoas, parece que estamos a presenciar uma conquista de um amigo intimo. É mesmo de ficar com o coração cheio.
    Aconselho!

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  10. Já tinha ouvido falar, mas não é um tema do qual saiba muito, pelo que, foi ótimo ler esta publicação e aprender umas coisinhas.
    É um tema que me tem vindo a despertar algum interesse :)

    ResponderEliminar